O Governo Federal está elaborando um decreto para criar a Cédula de Produto Rural (CPR) “Verde”, que irá financiar e remunerar produtores que mantenham as florestas em pé nas propriedades. Uma minuta do texto está em avaliação pelo Banco Central e pelos ministérios da Economia, Meio Ambiente e Agricultura.
De acordo com o subsecretário da Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Economia, Rogério Boueri, o objetivo da CPR Verde é permitir com que os agricultores possam vender a CPR para empresas que queiram fazer “offset” de carbono, de forma regulamentada, dando transparência e segurança jurídica ao instrumento.
Ainda segundo Boueri, ao invés de entregar as commodities tradicionais negociadas pela CPR, o produtor poderá negociar a manutenção da reserva legal na propriedade com empresas que queiram zerar as emissões de carbono. “O agricultor brasileiro paga um preço muito alto pela manutenção da reserva legal e temos que dar alternativas para ele se capitalizar com essas reservas. Temos que manter as reservas e a agricultura sustentável, mas temos que ter mecanismos para poder rentabilizar o agricultor que cumpre seu papel na sustentabilidade nacional e global”, conclui.
Fonte: Valor Econômico
Veja também: Congresso derruba veto à exclusão de CPR física em processos de Recuperação Judicial