Na última quinta-feira (3), o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná, Noberto Ortigara, usou as redes sociais para falar sobre a situação da safra de soja no Brasil.
Segundo o secretário, a safra 2021/22 de soja no Brasil deve ficar ficar próxima de 120 milhões de toneladas. Os números têm amparo técnico e foram consolidados depois de uma reunião entre profissionais das secretarias da Agricultura dos quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
A publicação do secretário está em linha com as estimativas publicadas ao longo desta semana por consultorias privadas, que também reduziram o tamanho da safra brasileira da oleoginosa.
AgRural, StoneX, AgResource e Safras e Mercado estimam uma produção de soja entre 125 milhões de toneladas e 134,2 mi de toneladas. Por enquanto, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mantém as estimativas em 140 milhões de t para soja no Brasil, com pequenas variações.
Com informações do Canal Rural